-
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura
- Área: 32 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:JAG Studio
“O espaço do chá reflete sobre uma arquitetura minimalista que pode integrar, compreender e fazer parte do seu ambiente; manter um equilíbrio entre o novo e o existente de forma a gerar espaços de partilha".
O projeto está localizado em uma área agrícola, província de Los Ríos, Equador, em um canal de água, cercado por flora e fauna locais. Don Pepe, um senhor, mantém o hábito de tomar uma xícara de chá e café com sua família todas as tardes e já faz isso há anos. O objetivo era manter esta tradição num espaço que permite uma ligação familiar com a natureza, adaptável aos diversos usos do cotidiano.
O projeto, com as dimensões de 8m x 4m, ergue-se sobre um canal de água, apoiando-se em duas estruturas de concreto pré-existentes que seriam utilizadas para a construção de uma ponte. A sala é configurada a partir de seu envoltório com um sistema básico de treliças de madeira extraída do próprio local, construídas com mão de obra também local. A utilização de painéis de vidro estáticos e móveis permite que o espaço se abra para o ambiente desfocando o limite construído, dando continuidade à paisagem. O programa flexível é complementado por um balcão multifuncional e um banheiro.
A vista do interior termina com portas que se abrem para o terraço/varanda onde um corrimão define o último limite do projeto que, em conjunto com as escadas laterais feitas com pedra do rio, é possível se sentar e ter uma ligação direta com a água.
A casa do chá surge como um gesto para compreender as possibilidades de um espaço aberto que converge para um ambiente de riquezas naturais. Afirma-se como um espaço flexível, onde podem ser realizados, no mesmo espaço, fazer ioga, tomar chá da tarde e assistir jogos de futebol ao domingo.